Manual
3. Demonstração detalhada das etapas da ferramenta SAE
O fluxo de análise de dados e geração de tabelas, gráficos e rede com a utilização da ferramenta SAE segue cinco etapas (figura 1), O processo tem início através da pesquisa em base de dados (1) de publicações científicas utilizando a ferramenta de busca Mendeley (1.1) ou Scopus (1.2). Em seguida os dados são importados pelo software SAE (2) que auxilia em todo o processo. O SAE incorpora os dados de classificação Qualis-CAPES (3.1) e do JCR impact factor (3.2), podendo fazer o cruzamento dos mesmos (3) com a da base importada. Com a base de dados pronta e tratada, através dos passos descritos, o SAE segue para análise de dados (4), disponibilizando informações como a quantidade de documentos por: ano de publicação (4.1), classificação Qualis, JCR e Citações (4.2), periódicos (4.3), palavras chaves (4.4) e autores 4.5). O detalhamento das etapas do processo são demonstradas a seguir.
Figura 1 - Fluxo de análise de dados e geração de tabelas, gráficos e rede com a utilização do SAE
Fonte: o autor.
1. Pesquisar Base de Dados
O software SAE importa dados obtidos pelas ferramentas de busca de publicações científicas: Mendeley e Scopus. Nos tópicos 1.1 e 1.2 é demonstrada a pesquisa com a temática: Educational Robotic (Robótica Educacional) e a exportação dos dados pelos softwares Mendeley e Scopus respectivamente, gerando a base de dados que posteriormente será importada pelo SAE.
1.1 Mendeley
Demonstrado na figura 2, a pesquisa na literatura de produções científicas pelo Mendeley Desktop. Como resultado, 1302 documentos encontrados com a temática Educational Robotic. Para utilizarmos os dados no SAE, foi necessário selecionar todas as publicações e exportar o arquivo de dados com o formato XML (Extensible Markup Language).
Figura 2 - Tela de Pesquisa do Software Mendeley Desktop.
Fonte: O autor.
1.2 Scopus
Assim como no Mendeley foi realizada a pesquisa na base de dados Scopus. Foi possível realizar a filtragem para resultar apenas artigos científicos da temática pesquisada, retornado 968 documentos, como demonstrado na figura 3.
Figura 3 - Tela de Pesquisa da base de dados SCOPUS.
Fonte: O autor.
Fonte: O autor.
Assim como no Mendeley, foi necessária a exportação de dados pelo Scopus, para posteriormente ser importado pelo SAE. Na tela de exportação (figura 4) o formato escolhido foi o CVS Excel e as informações necessárias foram: Authors, Document title, Year, Soucer title, Citation count, Source & document type e Serial identifiers (ISSN). Importante salientar que as informações geradas pelo Scopus são mais completas em relação ao Mendeley que não exporta o ISSN e a quantidade de citações.
Figura 4 - Tela de Exportação da base de dados SCOPUS.
Fonte: O autor.
Fonte: O autor.
2. Importar Dados para o SAE
A próxima etapa do fluxo do processo para realização da análise sistemática e criação de redes foi realizada no software SAE. Após a criação do novo projeto, o SAE (figura 5), importa os dados gerados na etapa 1 pelo Mendeley ou pelo Scopus.
Figura 5 - Tela de Exportação da base de dados SCOPUS.
Fonte: O autor.
Para demonstração, os dados importados foram da base gerada pelo Scopus. A tela principal do SAE (figura 6), traz as informações dos documentos: número do documento, tipo do documento, ISSN, periódico, ano, autores, título do documento palavras chaves, quantidade de citações e resumo. É possível alterar os dados e filtrá-los, se necessário.
Figura 6 - Tela principal do SAE.
Fonte: O autor.
3. Cruzar Dados (Qualis e JCR)
Nesta etapa os dados dos artigos importados, especificamente o ISSN ou o nome do periódico são cruzados com os dados do Qualis em uma determinada área do conhecimento, no caso exemplificado, a “Interdisciplinar” (figura 7), e também com os dados do JCR, carregando na nova base de dados: o Qualis, o fator de impacto JCR e a quantidade de citações JCR. Completando assim a base de dados para ser analisada e gerar as tabelas, gráficos e redes.
Figura 7 - Tela de cruzamento de dados com o Qualis e JCR.
Fonte: O autor.
4. Analisar Dados
Após pesquisar os dados de documentos científicos pelo Mendeley ou Scopus, exportar esses dados no formato apropriado, importá-los pelo SAE e cruzar com os dados do Qualis e JCR, a base de dados está pronta para ser analisada. Nesta etapa são fornecidas informações de publicações: por Ano, pela classificação Qualis, por Periódicos, por Palavras Chaves utilizadas e Autores/co-autores, expressas em tabelas e gráficos.
É possível filtrar os dados, como demonstrado na figura 8, em que foi aplicado o filtro: Ano >= 2000 e Ano =< 2019, retornado todos os artigos entre os anos 2000 e 2019. Após filtrar, os dados podem ser exportados em tabela Excel.
Figura 8 - Tela de publicações por Ano.
Fonte: O autor
5. Gerar Tabelas, Gráficos e Rede
Nesta etapa, os dados prontos e analisados nas etapas anteriores, podem ser exportados para o formato do excel ou em gráficos. A imegem 9, demonstra todas as publicações agrupadas por ano de artigos científicos com a temática Robótica Educacional. É possível exportar os dados em uma tabela do excel, salvar o gráfico em arquivo de imagem e visualizar, se necessário, os documentos de um determinado ano.
Figura 9 - Tela de publicações por Ano.
Fonte: O autor
A figura 10, demonstra todos os artigos científicos publicados em periódicos que possuem classificação Qualis. O SAE disponibiliza uma tabela com a quantidade de artigos e a quantidade de citações por cada indicativo Qualis. Como no exemplo demonstrado, temos 24 artigos A1 com o total de 820 citações realizadas por outras publicações. O gráfico também retrata o contexto, informando que os mesmos artigos A1, representam 11,32% de todos os artigos que tiveram classificação Qualis.
Figura 10 - Tela de publicações por Qualis.
Fonte: O autor
Pelo SAE, também é possível obter as informações agrupadas por periódicos (figura 11), podendo saber quais periódicos publicam mais sobre a temática em análise. No caso demonstrado, o IEEE Transactions on Education publicou 29 artigos, mas não possui classificação Qualis e nem fator de impacto JCR. O International Journal of Engineering Education publicou 23 artigos e possui Qualis B2, fator de impacto 0,575, 1253 citações deste periódico(JCR) e seus artigos, na temática em questão, obtiveram o total de 234 citações.
Figura 11 - Tela de publicações por Periódicos.
Fonte: O autor.
Na figura 12, é demonstrado o gráfico com as palavras chaves mais utilizadas na temática pesquisada, sendo a palavra robotics com 25,33% dentre as 20 palavras com melhor representatividade. Observa-se que a mesma palavra está presente em 249 artigos.
Figura 12 - Tela de publicações por Palavras Chaves.
Fonte: O autor.
Os autores que mais publicam na temática pesquisada são demonstrados na figura 13. O SAE disponibiliza uma tabela com o nome dos autores e a quantidade de artigos publicados, além de um gráfico com os 20 melhores classificados.
Figura 13 - Tela de publicações por Autores.
Fonte: O autor
Na aba Semantic Analysis, são criados os arquivos de rede. É possível criar a rede semântica com as palavras desejadas a partir dos resumos ou dos títulos dos artigos publicados. Também é possível criar a rede de autores, visualizando as co-autorias. O SAE gera o arquivo “.NET” que pode ser aberto por um software de criação de grafos e de análise de rede, como o Gephi ou o Pajek, por exemplo.
Na figura 14 é demonstrada a rede semântica de 95 palavras digitadas no quadro Words (palavras) em relação aos resumos dos artigos. As palavras que tem o símbolo *(asterisco) são sinônimas das palavras anteriores, como exemplo a palavra *solve-problems é sinônima de problem solving. Neste exemplo a rede criada contém 58 vértices e 996 arestas.
Figura 14 - Tela criação rede semântica.
Fonte: O autor.
Após a criação da rede é possível analisá-la e criar grafos em outros softwares de rede, como o demonstrado na figura 15, criado pelo software Gephi a partir do arquivo gerado pelo SAE, em que é possível visualizar o as palavras com maior grau (fonte maior) e as conexões com maior peso (espessura nas linhas).
Figura 14 - Rede semântica.
Fonte: O autor.